Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Espaguete ao Pesto com Tomate Seco e Rúcula

Como Fazer Espaguete ao Pesto com Tomate Seco e Rúcula

Espaguete ao Pesto com Tomate Seco e Rúcula

Olá, leitor!

Hoje eu vou escrever uma receita de Espaguete ao Pesto com Tomate Seco e Rúcula. Essa é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que vai surpreender o seu paladar. Então vamos conhecer um pouco mais sobre a origem dessa receita, o seu valor calórico e nutritivo, os ingredientes necessários para fazer a receita e como prepará-la. Acompanhe!

Origem da receita de Espaguete ao Pesto com Tomate Seco e Rúcula

O espaguete é uma massa típica da culinária italiana, que tem origem na região da Sicília. O seu nome vem do italiano “spago”, que significa corda fina. Portanto o espaguete é uma das massas mais populares e versáteis do mundo, podendo ser combinado com diversos tipos de molhos e ingredientes.

O pesto é um molho originário da região da Ligúria, no norte da Itália. O seu nome vem do verbo “pestare”, que significa esmagar ou triturar. Além disso o pesto tradicional é feito com folhas de manjericão, alho, pinoli, queijo parmesão e azeite de oliva, tudo batido no pilão ou no liquidificador. O pesto é um molho aromático e saboroso, que pode ser usado para temperar massas, saladas, sanduíches e outros pratos.

O tomate seco é um ingrediente que surgiu na Itália como uma forma de conservar o tomate por mais tempo. Portanto ele é cortado em pedaços e desidratado ao sol ou em fornos, perdendo a sua água e concentrando o seu sabor. Por fim o tomate seco pode ser consumido puro ou hidratado em azeite de oliva, vinagre ou água.

A rúcula é uma verdura de origem mediterrânea, que tem um sabor picante e levemente amargo. Ela é rica em vitaminas A, C e K, além de minerais como ferro, cálcio e potássio. Portanto, a rúcula pode ser consumida crua ou cozida, em saladas, sanduíches, sopas e outros pratos.

Valor calórico e nutritivo do Espaguete ao Pesto com Tomate Seco e Rúcula

Uma porção de 100 gramas de espaguete cozido tem cerca de 160 calorias, 5 gramas de proteínas, 31 gramas de carboidratos e 1 grama de gordura. O espaguete é uma fonte de energia e de fibras alimentares, que ajudam na digestão e no controle do colesterol.

Uma porção de 100 gramas de pesto tem cerca de 445 calorias, 4 gramas de proteínas, 5 gramas de carboidratos e 46 gramas de gordura. O pesto é uma fonte de gorduras boas, que protegem o coração e o cérebro, além de antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Uma porção de 100 gramas de tomate seco tem cerca de 215 calorias, 14 gramas de proteínas, 23 gramas de carboidratos e 13 gramas de gordura. O tomate seco é uma fonte de licopeno, um pigmento vermelho que previne o câncer de próstata e outros tipos de câncer.

Uma porção de 100 gramas de rúcula tem cerca de 25 calorias, 3 gramas de proteínas, 4 gramas de carboidratos e zero grama de gordura. A rúcula é uma fonte de clorofila, que purifica o sangue e o fígado, além de fitoquímicos, que têm ação anti-inflamatória e antibacteriana.

Ingredientes necessários para fazer a receita

Para fazer essa receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 500 gramas de espaguete
– 200 gramas de pesto
– 100 gramas de tomate seco
Sal a gosto
– 100 gramas de rúcula
– Água para cozinhar a massa

Como preparar a receita de Espaguete ao Pesto com Tomate Seco e Rúcula

Para preparar essa receita você deve seguir os seguintes passos:

Primeiramente em uma panela grande, coloque água suficiente para cobrir a massa e leve ao fogo alto.

Então quando a água ferver, adicione sal a gosto e o espaguete.

Logo depois cozinhe conforme as instruções da embalagem, até que a massa fique al dente, ou seja, macia por fora e firme por dentro.

Em seguida enquanto a massa cozinha, em uma frigideira, aqueça o pesto em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que fique bem quente.

Posteriormente escorra a massa e transfira para uma travessa.

Ademais adicione o pesto e misture bem, envolvendo toda a massa com o molho.

Por fim, por cima, espalhe o tomate seco e a rúcula.

Em seguida sirva em seguida ou leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, para que os sabores se intensifiquem.

Pronto

Gostou dessa receita de Espaguete ao Pesto com Tomate Seco e Rúcula? Então curta e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Então não deixe de visitar as outras receitas nas várias categorias do blog.

Temos receitas para todos os gostos e ocasiões.

Aproveite!

O que você achou dessa receita?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Receitas Relacionadas

Frango ao molho cremoso de milho verde

Frango ao molho cremoso de milho verde

Frango ao molho cremoso de milho verde Alho com alecrim traz hoje mais uma deliciosa e saborosa receita para você transformar sua refeição na melhor hora do dia. Certamente se

Filé de tilápia ao forno com alecrim

Filé de tilápia ao forno com alecrim

Filé de tilápia ao forno com alecrim Filé de Tilápia com alecrim A receita de Filé de tilápia com alecrim encanta não apenas pelo seu sabor, mas também pela sua

Bolo cremoso de tapioca e coco

Bolo cremoso de tapioca e coco

Bolo cremoso de tapioca e coco Alho com alecrim traz hoje mais uma deliciosa e saborosa receita para você transformar sua refeição na melhor hora do dia. Certamente se você

Empada de carne assada e presunto

Empada de carne assada e presunto

Empada de carne assada e presunto Empada de carne assada e presunto Primeiramente, a empada de carne assada e presunto é um verdadeiro tesouro da culinária caseira que, além de

Mousse cremoso de banana e baunilha

Mousse cremoso de banana e baunilha

Mousse cremoso de banana e baunilha Mousse cremoso de banana e baunilha Se você é apaixonado por sobremesas que combinam sabor e cremosidade, então prepare-se para se encantar com o

Macarrão penne ao molho champignon

Macarrão penne ao molho champignon

Macarrão penne ao molho champignon. Alho com alecrim traz hoje mais uma deliciosa e saborosa receita para você transformar sua refeição na melhor hora do dia. Certamente se você não