Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer bolinho de chuva crocante

Como Fazer bolinho de chuva crocante

Como fazer bolinho de chuva crocante

Olá! Você me pediu para escrever um artigo contando a origem, a receita e como fazer bolinho de chuva crocante. Aqui está o texto que eu gerei usando as palavras-chave que você me deu. Espero que você goste!

Bolinho de chuva crocante: um doce que aquece o coração

Quem não gosta de um bolinho de chuva quentinho e açucarado, acompanhado de um café ou um chá? Esse quitute simples e delicioso faz parte da cultura brasileira e traz lembranças afetivas de muitas pessoas. Mas você sabe de onde ele veio e como ele é feito? Neste artigo, vamos contar um pouco da história, da receita e do modo de preparo desse doce que é a cara do Brasil.

A origem do bolinho de chuva

O bolinho de chuva tem sua origem em Portugal, onde é conhecido como sonho ou beilhó. A receita é semelhante à do bolo tradicional, mas em vez de ir ao forno, é frita em óleo quente e depois polvilhada com açúcar e canela. Ademais a massa leva basicamente farinha de trigo, ovos, leite e fermento, e pode ser recheada com doce de leite, goiabada ou chocolate.

O bolinho de chuva chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses, que trouxeram também o açúcar e as especiarias. Então no período colonial, o bolinho era servido nas tardes chuvosas para as crianças e para as escravas, por isso também era chamado de bolinho das negras. E com o tempo, o bolinho se popularizou em todo o país e ganhou variações regionais.

Ademais um dos fatores que contribuiu para a fama do bolinho de chuva no Brasil foi o programa de televisão Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato. Enfim, você se lembra da personagem Tia Nastácia era a cozinheira da fazenda e sempre preparava os bolinhos para Pedrinho, Narizinho e Emília. Muitas crianças se encantavam com as histórias e queriam provar os bolinhos da Tia Nastácia.

A receita e o modo de preparo do bolinho

Primeiramente para fazer bolinho de chuva crocante é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos que provavelmente já tem em casa. Veja a lista:

– 2 ovos

– 1 colher (chá) de fermento em pó

– Açúcar e canela para polvilhar

– 2 colheres (sopa) de açúcar

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 1 xícara (chá) de leite

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Óleo para fritar

O modo de preparo é simples:

Primeiramente em uma tigela, bata os ovos com um garfo ou um fouet até ficarem espumosos.

Em seguida adicione o açúcar, a manteiga e o fermento e misture bem.

Logo depois acrescente o leite aos poucos, alternando com a farinha, até obter uma massa homogênea e cremosa.

Então aqueça o óleo em uma panela funda em fogo médio-alto.

Posteriormente com uma colher, pegue porções da massa e frite no óleo quente até dourarem por todos os lados.

Em seguida retire os bolinhos com uma escumadeira e escorra em papel toalha.

Por fim passe os bolinhos na mistura de açúcar e canela e sirva em seguida.

Se quiser rechear os bolinhos, faça um furo com uma faca ou um palito e coloque o recheio com uma colher ou um saco de confeitar.

Experimente também aprender a fazer Brownie de chocolate caseiro

Dicas para deixar os bolinhos macios e crocante

– Primeiramente use leite morno para dissolver o fermento biológico. O leite morno ajuda a ativar o fermento e faz a massa crescer mais rápido e ficar aerada.
– Em seguida não sove demais a massa. A massa dos bolinhos de chuva deve ser macia e pegajosa, mas não grudenta.
– Posteriormente deixe a massa descansar em um lugar quente e abafado. Isso vai ajudar a massa a dobrar de volume e ficar mais leve.
– Então frite os bolinhos em óleo quente, mas não muito. O óleo deve estar em uma temperatura média-alta, cerca de 180°C. Se estiver muito quente, os bolinhos podem queimar por fora e ficar crus por dentro. Se estiver muito frio, os bolinhos podem absorver muito óleo e ficar encharcados.
– Ademais frite os bolinhos em pequenas porções. Não coloque muitos bolinhos de uma vez na panela, pois eles podem grudar uns nos outros e não fritar por igual. Frite de 4 a 6 bolinhos por vez, dependendo do tamanho da panela.
– Por fim escorra os bolinhos em papel toalha. Depois de fritos, coloque os bolinhos sobre uma camada de papel toalha para absorver o excesso de óleo e deixá-los mais sequinhos e crocantes.

O que você achou dessa receita?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Receitas Relacionadas

Salada ceasar tradicional e muito nutritiva

Salada ceasar tradicional e muito nutritiva

Salada ceasar tradicional e muito nutritiva. Seja bem-vindo ao Blog Alhocomalecrim Tudo bem? Que tal mais uma dica de receita alhocomalecrim para lhe ajudar a transformar sua refeição na melhor

Espetinho de linguinça de frango ao molho de iogurte

Espetinho de linguinça de frango ao molho de iogurte

Espetinho de linguinça de frango ao molho de iogurte Alho com alecrim traz hoje mais uma deliciosa e saborosa receita para você transformar sua refeição na melhor hora do dia.

Costela de carneiro assada ao forno

Costela de carneiro assada ao forno

Costela de carneiro assada ao forno. Alho com alecrim traz hoje mais uma deliciosa e saborosa receita para você transformar sua refeição na melhor hora do dia. Certamente se você

Namorado grelhado ao creme de cogumelos

Namorado grelhado ao creme de cogumelos

Namorado grelhado ao creme de cogumelos. Alho com alecrim traz hoje mais uma deliciosa e saborosa receita para você transformar sua refeição na melhor hora do dia. Certamente se você

Torta cremosa e amanteigada de abacaxi

Torta cremosa e amanteigada de abacaxi

Torta cremosa e amanteigada de abacaxi Alho com alecrim traz hoje mais uma deliciosa e saborosa receita para você transformar sua refeição na melhor hora do dia. Certamente se você

Sanduiche de frango com pão de queijo

Sanduiche de frango com pão de queijo

Sanduiche de frango com pão de queijo Alho com alecrim traz hoje mais uma deliciosa e saborosa receita para você transformar sua refeição na melhor hora do dia. Certamente se